[4 Estações] Capítulo I ~Inverno~


4 Estações anda à volta de quatro pequenas narrativas, cada uma ligada a uma estação específica. Cada uma delas acaba por estar interligada às outras e juntas formam um ciclo. Os mais pequenos pormenores numa narrativa acabam também por servir de pistas à cerca de outras narrativas. Deixo-vos então o primeiro capítulo, 4 Estações ~Inverno~.

Estação: Inverno
Personagens: Shinji & Sora

Estamos numa sala pequena, construída em madeira. Nela vemos algumas estantes com livros, mesas, algumas porcelanas antigas e outros objectos de antiquário. Vamos vendo a pequena sala até que aparece um homem, perto dos 40, Shinji, a olhar pela janela. Chove. Ele tem um ar melancólico e fica a observar a chuva durante alguns segundos. Afasta-se da janela, aproxima-se da porta, pega num cachecol que enrola no pescoço e sai de casa.

Assim que Shinji sai e fecha a porta começamos a ouvir um piano. A câmara recua e filma novamente a sala até que chega a um lugar onde tem um velho piano de madeira e um outro homem, Sora, a tocar. Com uma expressão igualmente melancólica, toca uma música bastante triste. Algum tempo depois pára  e olha para uma pequena jarra com uma rosa vermelha que estava em cima do piano, ficando a observá-la durante alguns segundos.

Voltamos a Shinji. Parado junto a um rio, olhando o céu. Atrás dele passa uma rapariga também com um ar meio triste. Shinji deixa cair uma lágrima que a câmara segue. Quando esta cai no rio faz pequenas ondas (também causadas pela chuva) e delas aparecem letras a dizer 4 Estações ~ Inverno ~.

Na sala vemos o piano sem ninguém. Sora vaguei-a pela sala. Pega nalguns livros voltando a poisá-los de seguida. Faz o mesmo com alguns objectos que estão pela sala até que de repente pára. Pega em algo. Um retrato seu ao lado de Shinji, ambos sorriem. Sora olha durante alguns segundos para o retrato até que o volta a poisar no lugar e olha em seu redor. Volta para o piano e começa a tocar uma outra música, também ela triste.

Shinji passeia por uma rua deserta. Alguns passos depois é iluminado por uma luz muito clara. Ele olha para cima. Vemos que o sol por detrás das nuvens cria uma luz que dá a sensação de ser a entrada para o Paraíso, uma luz clara que atravessa as nuvens e cai em cima de Shinji. Ficamos com ele algum tempo até que umas pombas que estavam perto dele levantam voo e o som que produzem “acorda” Shinji de volta à realidade fazendo-o regressar ao seu passeio novamente.

Vemos o retrato de Sora e Shinji em grande plano. O piano pára novamente. Vemos Sora com algumas lágrimas no rosto. De novo a rosa vermelha da qual nos vamos aproximando até a parte das pétalas encher o ecrã.

Quando a câmara recua estamos a ver uma rosa vermelha num pequeno balde no exterior de uma florista.

Sem comentários:

Enviar um comentário