[4 Estações] Capítulo III ~Verão~

  
Verão, começamos a chegar ao fim da nossa jornada... Tempo de relembrar o Passado e terminar o ciclo.
  
Estação: Verão
Personagens: Atasuko, Tochiaki, Yuji, Koichi, Chinatsu & Thomas

A câmara sobe, deixando o casal e apontando para o Sol. Alguns segundos depois começamos a ouvir gritos de fãs num concerto, seguidos de uma música rock. A câmara baixa e estamos num festival de Verão, mais propriamente a ver um concerto de Rock. Os fãs saltam e cantam. Deixamos o concerto e vemos mais um pouco da área onde o festival está a decorrer. Há barracas com comida e bebida, tendas com mini-discotecas e outros palcos mais pequenos onde actuam várias bandas.

Vemos o chão, em terra. Estamos talvez num dos caminhos de acesso aos palcos. Conforme as pessoas passam, quase a correr, levantam pó. Segundos depois esse pó forma 4 Estações ~Verão~.
   
Noite. Um grupo de cinco jovens (três rapazes e duas raparigas) está à volta de uma fogueira a conversar. Há sua volta à outros jovens e várias tendas de campismo.

Atsuko [rapariga]
(vendo um panfleto) Amanhã finalmente chegam as melhores bandas do cartaz.

Tochiaki [rapaz]
(vendo panfleto de Atsuko) Golden Range... Estes não posso perder!

Yuji [rapaz]
Para além dos concertos vocês vão a mais alguma actividade?

Atsuko 
Se houver alguma coisa de jeito, talvez.

Koichi [rapaz]
Em que estavas a pensar?

Yuji
Uma das tendas está a promover o Cinema amador... O objectivo é fazer uma pequena curta.

Chinatsu [rapariga]
A ideia não é má...

Yuji
Algum de vocês gostaria de participar?

Tochiaki
Eu estou aqui para ver os concertos...

Koichi
Eu alinho. Assim faço uma cena diferente do habitual. (para o grupo) E vocês?

O grupo fica com ar pensativo e acabam por abanar a cabeça em consentimento, todos, menos Tochiaki.

Koichi
E tu...

Tochiaki
(ri) Tochiaki. És o único que ainda não memorizou o meu nome (ri). Epah, se vocês vão todos eu vou também.

Dia seguinte. Passamos novamente pela área do festival. Mais bandas entram em palco.

O grupo junta-se à frente de uma tenda que diz "Cinema Street". Quando estão os cinco, entram. Lá dentro estão alguns jovens a ler panfletos e a ver uma curta que estava a dar num ecrã. O grupo explora a tenda e alguns minutos depois entra um homem, cerca de 30 anos, que chama a atenção de todos os presentes.

Sr. Himura
Boa tarde a todos. O meu nome é Himura. Sou cineasta e estou aqui para representar um movimento chamado "Cinema Street". Este movimento consiste em transportar o gosto pelo Cinema até aos jovens. Este ano conseguimos uma parceria com o festival e hoje é o primeiro dia do objectivo que vos propomos. Fazer uma curta numa semana.

Mais algumas pessoas entram na tenda e juntam-se ao grupo.

Sr. Himura
Juntem-se em grupos de seis ou sete. Depois podem-se inscrever aqui nestas mesas onde estarão alguns colaboradores que vos entregarão uma folha com as regras do concurso e o material de que necessitarem. Daqui uma semana têm de entregar os vossos trabalhos e daqui duas semanas, no último dia do festival, serão afixados os três vencedores assim como poderão assistir a todas as curtas feitas, aqui na tenda. Desejo-vos boa sorte, e quem tiver dúvidas pode falar comigo.

Assim que Himura acaba de falar, as pessoas que estavam na tenda começam logo em alvoroço. Visivelmente estão a organizar-se em grupos, mesmo não conhecendo metade das pessoas que ali se encontrava. O nosso grupo de cinco está a um canto.

Yuji
(meio triste) Somos só cinco. É preciso ter azar.

Chinatsu
Espera. Pode ser que consigamos o sexto membro. Está aqui bué gente.

Neste momento, um rapaz, cerca de 20 anos, chega-se ao grupo.

Thomas 
(meio tímido) Olá... Ouvi-vos falar. Eu estou sozinho... Posso me juntar a vocês?

Yuji
Claro! (põe o braço à volta do pescoço de Thomas para o trazer mais para o grupo).

Thomas
O meu nome é Thomas.

Atsuko
Eu sou a Atsuko. (apresenta os membros apontando para eles) Estes são o Yuji, Chinatsu, Koichi e o Tochiaki.

O grupo cumprimenta-o e dirigem-se para a zona de inscrições. Voltamos aos palcos. Depois de passarmos mais uma vez pelo festival ficamos algum tempo num dos concertos.

Anoitecer. Os seis amigos estão na sala de uma casa, de volta de uma mesa, a escrever. Parecem discutir enquanto escrevem. Minutos depois uma mulher, cerca de 40 anos, entra e traz sumos para todos, saindo de seguida. Pouco tempo depois, o grupo poisa as canetas e parece relaxar.

Atsuko
Finalmente acabámos o raio do guião!

Tochiaki
Ainda a tempo dos meus Golden Range!!!

Koichi
Eu vou pedir à minha mãe para nos levar na carrinha. Assim ainda conseguimos um bom lugar.

Chinatsu
Tens uma sorte de viver perto da área onde são feitos a maioria dos festivais (ri).

Koichi
Nem sabes quanto (ri). Vá, vamos lá.

Tochiaki
(entusiasmado) GOLDEN RANGE AQUI VOU EU!! (corre para a rua deixando o grupo a rir).

Atsuko
(para Thomas) Não te assustes, depois de três dias habituas-te.

Thomas
Não faz mal (sorri). Por estranho que pareça até dá uma sensação familiar.

Passamos repentinamente para um concerto de Rock. Por detrás dos músicos vemos no ecrã a dizer Golden Range. O público está a vibrar imenso com o concerto e os nossos protagonistas estão praticamente nas primeiras filas.

Manhã. Estamos num sótão. O sol entra levemente por uma pequena janela, deixando ver as partículas de pó que estão no ar. Está um ambiente sossegado. Lá dentro há várias caixas, umas mais velhas que as outras, baús, pequenos armários entre objectos visivelmente velhos que ali foram arrumados há algum tempo.

Repentinamente alguém abre a pequena porta que estava no chão e que lhe dava acesso. Koichi entra primeiro seguido do resto do grupo.

Koichi
Tenho a certeza que tenho algumas caixas com roupa velha que podemos usar. Se quiserem dar uma ajuda, estão à vontade.

O grupo começa a abrir as caixas. Encontram livros, VHSs antigas, brinquedos de quando Koichi era pequeno, objectos que seriam talvez lembranças. Pela iluminação vemos que o tempo vai passando. O grupo permanece ali a rir e a divertir-se com o que iam encontrando nas caixas.

Entardecer. Estão todos sentados no sotão numa espécie de roda.

Yuji
Não posso mais. (sorri)

Koichi
Pensar positivo (ri) já faltam poucas caixas.

Chinatsu
Eu até estou a gostar (ri). Já não me divertia assim em grupo desde pequena.

Thomas levanta-se, pega numa caixa que coloca em cima de uma velha mesa, e abre-a.

Thomas
Koichi, esta tem álbuns de fotografias.

Chinatsu
Podemos ver?

Ela apressa-se a chegar à caixa e abre o primeiro álbum. Quatro ou cinco folhas depois ela pára e fica surpresa. O grupo coloca-se ao seu lado para ver o que causará tanto espanto e eles próprios acabam por ficar surpresos.

Vemos o álbum de frente. Nele, uma foto mais ou menos grande com seis crianças. Embaixo da fotografia lemos a frase escrita em letra de criança...

Verão antes de mudar de casa.
O melhor Verão que alguma vez tive com os meus melhores amigos.
Espero brincar com eles mesmo depois de me mudar.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário